domingo, 7 de abril de 2013

Pokémon Red/Blue e o Mistério de MissingNo!


MissingNo sem dúvida é um dos mais famosos bugs dos primeiros jogos de Pokémon. O MissingNo surge quando o jogo tenta acessar informações sobre um Pokémon que não existe. Daí vem seu nome: MISSING NO, traduzindo seria algo como "Numero Desconhecido" ou "Sem Número".





Um encontro com um Pokémon MissingNo. é resultado de três eventos computacionais. O primeiro vem do sistema de encontros aleatórios do jogo; cada área associa valores aos Pokémon em um buffer de dados, acessado pelo jogo para que o jogador encontre Pokémon selvagens. Porém, nenhum valor é associado a este buffer para o lado direito das Ilhas de Cinnabar e Seafoam — ao invés disso, informações sobre a área visitada anteriormente são utilizadas. O segundo fator é a demonstração do velho no tutorial, que armazena o nome do jogador no buffer de dados temporariamente. Isto faz com que o jogo acesse os valores hexadecimais do nome do jogador para os encontros com Pokémon nas Ilhas de Cinnabar e Seafoam. O terceiro fator é o sistema de tratamento de exceções do jogo: se o jogo seleciona um valor do buffer de dados que não corresponde a um Pokémon existente, uma sub-rotina é desencadeada, o que faz com que um Pokémon chamado MissingNo. apareça.


Encontrar o MissingNo. desencadeava em falhas gráficas e na replicação em massa do sexto item no menu de itens do jogador; este último efeito resultou na cobertura do glitch por guias de estratégia e revistas especializadas em jogos. A Nintendo, se aproveitou do alvoroço que o bug causou para divulgar o jogo pelo mundo.


Existem várias teorias sobre quem seria esse Pokémon deletado. Alguns dizem que se trata da 4ª ave lendária, cujo nome seria "Norcuatro". Ele teria a mesma função que Lúgia (da 2ª geração), ou seja, ele controlaria as aves lendárias da primeira geração: Moltres, Zapdos e Articuno!


Provavelmente o MissingNo é só um Pokémon que foi removido "em cima da hora". E Pokémon Red/Blue não é uma exceção há muitos jogos em que, para não perder tempo, os criadores fazem isto. Um exemplo é Sonic 2. Há uma fase chamada Hidden Palace (Clique no link para ler o artigo sobre esta fase) no jogo, que não foi apagada direito e por isso foi bloqueada. Ainda assim, por Game Genie, é possível desbloqueá-la. Apesar disso, a fase não tem fim. Ela depende de outras coisas para ser carregada, e ainda assim é impossível completá-la.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário