quarta-feira, 9 de março de 2016

Afinal, Mensagens Subliminares Realmente Existem?


Mensagem Subliminar é o nome que se dá a mensagens que não são captadas diretamente pelos sentidos e pelo processo de atenção consciente. A mensagem entra assim num processamento inconsciente, alterando vontades, gostos e até mesmo personalidade.




Atualmente o conceito de Mensagens Subliminares, tem quase o estatuto de Lenda Urbana. A origem do conceito Mensagem Subliminar, remota a 1957, a um especialista de marketing James Vicary. Este, numa projeção de cinema, introduziu mensagens no meio de das imagens do filme. Os slides passavam a uma velocidade de 1/3000 por segundo, introduziu as mensagens “Coma Pipocas” e “Beba Coca-Cola”, as mensagens apareciam na tela 17 milésimos de segundo. Ninguém leu a mensagem, dificilmente alguém percebeu a sua existência, porém a mensagem foi processada de forma inconsciente, proporcionando um surpreendente aumento nas vendas de pipocas em 57.7% e de coca-cola em 18.1%.



Comprovaram ainda de que imagens, símbolos, ícones invés de verbais, possuem um efeito mais eficaz. Além de que mostrando as imagens na parte esquerda do campo visual, potencializava o efeito. Devido à anatomia do cérebro humano, projetar mais rapidamente a informação vinda de um dos lados do campo visual, no hemisfério do lado oposto. E o hemisfério processador das imagens é o direito, daí a projeção na parte esquerda do campo visual.



Existem outro tipo de Mensagens Subliminares, que ao contrário com as já referidas acima, estas são captadas e processadas inconscientemente, não pela velocidade, mas pela “camuflagem”. A mensagem não é compreendida como tal, mas sim como uma simples imagem “inocente”.



O olho humano apenas capta conscientemente imagens a uma determinada velocidade, tudo o que passa essa velocidade passa diretamente para o inconsciente. O cérebro humano processa 400 biliões de bits de informação por segundo, mas apenas somos conscientes de 2000. Isto é, o cérebro humano é predominamente inconsciente, a maioria do seu funcionamento e do processamento e captação de informação escapa à consciência.



Uma das bases teóricas que apoia e deu origem à explicação psicológica destas mensagens, é a psicanálise de Freud. Este introduziu o conceito de inconsciente, foi o primeiro a afirmar que o funcionamento do ser humano é essencialmente inconsciente. Assim o próprio sujeito desconhece as origens das suas necessidades, comportamentos e impulsos.



Estudos recentes mostram que o efeito das mensagens subliminares pode ser limitado, visto que a mensagem embora não conscientes, devem ter algum significado ou relação com as necessidades e personalidade do público-alvo. Isto é, a um público-alvo que não tem sede, por mais imagens ou mensagens que o recetor receba, dificilmente terão algum efeito.



Contudo, em alguns países, já foi criada legislação proibindo o uso deste tipo de mensagens, visto que violam a ética não apenas na concorrência como na venda.



Mesmo com legislação que proíba a sua utilização e estudos que indicam que os efeitos das mensagens subliminares são limitados, existe na minha perspetiva uma serie de afirmações, suposições, interpretações erradas e infundadas que envolve este tema. É importante referir muitas das vezes só se encontra o que se procura, as pessoas que descobrem “mensagens subliminares” em imagens que realmente não as possuem, assemelha-se ao processo de projeção.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário