![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlXB1daH9TgOuXpkHWldEv0wGYtNmMwidrOy0ah9KmZT9QGqhfr1wTwNRZ1avMWdh_63lSAcGk3bYGU5tbvtP51CbZIt9h72VXKTEgnVzEHIg-rI5XsP6dRJpjCwYCP3uHX5DfmOT3h0Eb/s400/mensagens-subliminares-burger-king-sex-appeal-600x338.jpg)
Atualmente o conceito de Mensagens Subliminares, tem quase o estatuto de Lenda Urbana. A origem do conceito Mensagem Subliminar, remota a 1957, a um especialista de marketing James Vicary. Este, numa projeção de cinema, introduziu mensagens no meio de das imagens do filme. Os slides passavam a uma velocidade de 1/3000 por segundo, introduziu as mensagens “Coma Pipocas” e “Beba Coca-Cola”, as mensagens apareciam na tela 17 milésimos de segundo. Ninguém leu a mensagem, dificilmente alguém percebeu a sua existência, porém a mensagem foi processada de forma inconsciente, proporcionando um surpreendente aumento nas vendas de pipocas em 57.7% e de coca-cola em 18.1%.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8ZJrKGk5VbSYBkvKowOtF5tZz3zUjQEj6i05AVtj3t_2JoI_ftGGo1LHhaQrTF1hXEtKcgBdN7_nLSHSdu-AjTAnwDfNxlVrWXJ3_34QLiJopgSqlDdsUfxxdR891ft_JMJE4cPrMGfOG/s640/hqdefault.jpg)
Comprovaram ainda de que imagens, símbolos, ícones invés de verbais, possuem um efeito mais eficaz. Além de que mostrando as imagens na parte esquerda do campo visual, potencializava o efeito. Devido à anatomia do cérebro humano, projetar mais rapidamente a informação vinda de um dos lados do campo visual, no hemisfério do lado oposto. E o hemisfério processador das imagens é o direito, daí a projeção na parte esquerda do campo visual.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijynlS5JJUeyEYGDcTUHxAVoiGOmNTkwu0U1ny_9tr7O-WaoTOJWIFq_02ez9X0XxndNrXVu4UquQpjyDIbfARu-lponkKsVuPLDt4YHMZTHe-4OhSdwLkJTrBpqLTA_UV_TaMPkpNfGa6/s400/Cartaz+do+filme+Sil%25C3%25AAncio+dos+Inocentes.jpg)
Existem outro tipo de Mensagens Subliminares, que ao contrário com as já referidas acima, estas são captadas e processadas inconscientemente, não pela velocidade, mas pela “camuflagem”. A mensagem não é compreendida como tal, mas sim como uma simples imagem “inocente”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYbORIpvr9tqXVUm9WLBB9GkAbDC7Tp_YfolfTgFFa86hlk3duo7h-DL3HehcDbosX0OLOKP8Ku6KNidJfj8lPYoExwghMVRKrlMslcfprOCZIFICy8gSksHPbafLERWZWX9aegsy9ixWZ/s640/51140-ogaaabrvpqp3tn9wmm3uvr-ikkhkdqqmzhpawfnocvs551fmi5du8iitpyk6ifsbxxfrzzx-chcw5uuraeccoa0vtqam1t1ukmf5xz-fdaiu-_eak0qpchtruqj.jpg)
O olho humano apenas capta conscientemente imagens a uma determinada velocidade, tudo o que passa essa velocidade passa diretamente para o inconsciente. O cérebro humano processa 400 biliões de bits de informação por segundo, mas apenas somos conscientes de 2000. Isto é, o cérebro humano é predominamente inconsciente, a maioria do seu funcionamento e do processamento e captação de informação escapa à consciência.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilibDgi3_cags9UY0j-9b_MkxZh3RL5dNfjfcIJYL2lLabLI4xqhZPk8l7TXoSWw7JKcOFoJ0xhrrPIPc8PRBmrTzUwX4x-hx-GMvJ-pcrUWMbqQeTIVfmq3YVq7Q7LfSuutqvBRXyycPm/s400/mensagens-subliminares-8-728.jpg)
Uma das bases teóricas que apoia e deu origem à explicação psicológica destas mensagens, é a psicanálise de Freud. Este introduziu o conceito de inconsciente, foi o primeiro a afirmar que o funcionamento do ser humano é essencialmente inconsciente. Assim o próprio sujeito desconhece as origens das suas necessidades, comportamentos e impulsos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdLK1jgtpfVbdLkGYROpuQRhWQbz7LVlz0deRSKC0hKBJmfqjKTrpfgfHII_9M3M44jyU7Idz4QMRNQmtQEryJmvNN3VjlFJ56oY5FFtwpKSf0Dzm7okWJhAGln-lHsi_FY2pOAJ7oszMv/s400/mensagens-subliminares-13-728.jpg)
Estudos recentes mostram que o efeito das mensagens subliminares pode ser limitado, visto que a mensagem embora não conscientes, devem ter algum significado ou relação com as necessidades e personalidade do público-alvo. Isto é, a um público-alvo que não tem sede, por mais imagens ou mensagens que o recetor receba, dificilmente terão algum efeito.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvop4rUHwy2lpxrLcsQ4d6itW9dYnilYV29QFgoMBziRkn_bdcqgygnD3kpt7fjH8VJlKYQMaKp-jxWEURTPlsC80ErgcV0zQta9qfjwT3JkI25omyZ0Ze5778-CCqAzzkN5m74bZIu_XA/s400/MensagemSubliminar.jpg)
Contudo, em alguns países, já foi criada legislação proibindo o uso deste tipo de mensagens, visto que violam a ética não apenas na concorrência como na venda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgByMcoGhg-QiOiotHW4RBoKSPeIVSJjfyV4yN0T5Igzpag1rWtIifBCG0zHTuuI1vFdlm6SAXu64JAFtdXZlXs0p89ZFAk7TphGzisJGN8_U4b8c7WRqmukYTGWz9kaEWTsKH-cUEEKklK/s400/descubra-as-mensagens-subliminares.jpg)
Mesmo com legislação que proíba a sua utilização e estudos que indicam que os efeitos das mensagens subliminares são limitados, existe na minha perspetiva uma serie de afirmações, suposições, interpretações erradas e infundadas que envolve este tema. É importante referir muitas das vezes só se encontra o que se procura, as pessoas que descobrem “mensagens subliminares” em imagens que realmente não as possuem, assemelha-se ao processo de projeção.
Fonte: psicologiafree
Nenhum comentário:
Postar um comentário